Autores

Lista de Autores

Autores

  • Aloisio Romanelli

    Aloisio Romanelli nasceu em Belo Horizonte (MG), cidade onde reside atualmente. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e hoje atua como psiquiatra. Integra a equipe de poetas do Portal Fazia Poesia, um portal independente de poesia contemporânea. “Relances de mar e montanha”, publicado em 2024 pela editora Mondru, é seu livro de estreia.

    Ver todos os textos
  • Amanda Gurgel

    Nasci na serra fluminense em 1995 e atualmente moro no Rio de Janeiro. Acostumada a enxergar as coisas de cima, como quem sobrevoa a vida, fiz da escrita uma aliada no exercício cotidiano de experimentar as coisas do chão, parafraseando Manoel de Barros. Ensaio de mim (publicado pela Editora Mondru) é o meu primeiro livro, onde busco traduzir parte desse pouso que me tornou irreversivelmente outra.

    Ver todos os textos
  • arthurpetrola

    Vim do sertão dos Inhamuns, no Ceará. ⁣Migrante, hoje radicado na Inglaterra, escrevo para não esquecer de onde vim. Doutor em Psicologia, dediquei-me à docência e à pesquisa em Psicologia Social e Política, com livros acadêmicos publicados, mas é na literatura que encontro o caminho para atravessar memórias, afetos e assombrações do sertão.

    Ver todos os textos
  • Bia Ferraz

    Que bom te ter aqui! Sou apaixonada por palavras & escritas, e faço pós-graduação em Escrita Criativa: a arte da narração (PUCRS). Comecei, desde pequena, com diários, desabafos, letras de músicas e poesias, até que nasceu meu primeiro romance "Pés descalços de uma pequena vida", uma prosa poética que aborda temas sensíveis e reais.

    Ver todos os textos
  • Carolina Consorte

    Sou Carolina Consorte, paulistana, escritora, artista multidisciplinar e estudante de artes visuais. Tenho um livro de contos publicado pela Mondru, chamado "Apartamentos".

    Ver todos os textos
  • Dafne Dias

    Dafne Dias é uma apaixonada contadora de histórias e autora. Com formação em Letras pela UNISINOS e uma carreira como professora de língua portuguesa, ela encontrou sua vocação para a escrita desde cedo. Atualmente, ela é uma membro ativa do grupo de escrita criativa “Ordem da Tinta,” onde colabora com outros escritores talentosos para criar novas e emocionantes narrativas. Dafne acredita que cada palavra escrita é uma oportunidade de compartilhar emoções, perspectivas e experiências com o mundo.

    Ver todos os textos
  • Edis Henrique Peres

    Edis Henrique Peres nasceu em cinco de agosto de 1998. Jornalista e escritor publicou no fim de 2022 o primeiro livro de contos, intitulado Eu que chorei este mar, que reúne 22 narrativas que abordam o tema familiar, a passagem do tempo e a violência. Em 2023, foi um dos contemplados no Prêmio OEI de Cuentos de Ciencia y Tecnología com o texto Antropoceno, publicado em Buenos Aires. Foi um dos ganhadores, em 2020, do 52º Concurso Literário de Contos do Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup). No mesmo ano ganhou, em 1º lugar, o Prêmio do concurso de Contos da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), com o texto A onça. Publicou, também, o conto A vitrine na revista literária Trema. Apaixonado pela literatura, quando não está perdido nas páginas de um livro está escrevendo as próprias histórias.

    Ver todos os textos
  • Gabriela Queiroz

    Gabriela Queiroz é escritora, acadêmica de Letras e Editora-Assistente na Mondru Editora, atuando na área editorial e na realização de leitura crítica dos originais. Autora do livro Na Consciência da Natureza que Me Compõe (Mondru, 2023), semifinalista do Prêmio Troféu Capivara, do romance Ela mesma como fantasma de si (Mondru, 2025) e de dois contos da coletânea Realidades Estilhaçadas (Mondru, 2023). Ministrou a oficina de escrita Viagem na Coreografia da Mente, e organizou a antologia de mesmo nome, também pela Mondru em 2025. Seu trabalho na escrita transita entre a prosa e a poesia.

    Ver todos os textos
  • Gisela Maria Bester

    Escritora gaúcha, jurídica e literária, que se importa com a dor dos outros. Advogada, pesquisadora e revisora de textos, com Mestrado, Doutorado e estágio pós-doutoral em Direito. Foi professora universitária e extensionista por 30 anos. Em 2008 venceu a 8ª edição do Prêmio Nacional de Sustentabilidade Instituto Ethos/Jornal Valor Econômico (Categoria Professores). Participou da realização e revisou o roteiro do Documentário Céu de Canela (Tocantins, 2014, sobre os atingidos pela barragem da Usina Hidrelétrica de Lajeado). Na literatura, criou e foi curadora do Espaço Poético Folhas Secas-Haicais Tradicionais, da Revista Cultural Mar de Lá. É colunista (Palavra Bicho) da Revista Animalista (Cleópatra Cartonera). Integra coletivos literários feministas e grêmios de haicais, associações de jornalistas e academias literárias. Vencedora do 38.º Prêmio Yoshio Takemoto de Literatura 2024 (Modalidade Haicai). Finalista dos Prêmios Off Flip de Literatura (Crônica-2023 e Poesia-2024) e Destaque no Prêmio Off Flip Contos de Humor (2023). Autora dos livros de poesia Pinte-me de Azul (Mondru, 2023 – Prêmio Literário da Cidade de Curitiba/Reconhecimento Literário), e Sorrir, esse sacrifício (TAUP, 2024).

    Ver todos os textos
  • Humberto Conzo Junior - Primeira Prateleira

    Humberto é formado em biologia e história pela USP. Publicou livros infantis como Bichos Sinistros e Descobrindo os Bichos do Jardim. Em 2015 criou o Primeira Prateleira, canal de divulgação literária. Idealizou o Clube de Literatura Brasileira Contemporânea, clube de assinatura e leitura conjunta. Em 2019 integrou a turma do CLIPE da Casa das Rosas. Participou da coletânea Retratos da Vida em Quarentena. Em 2021 foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Em 2022 publicou o romance As Sete Mortes do Meu Pai

    Ver todos os textos
  • Jeferson Barbosa

    Me chamo Jeferson Barbosa, sou fundador e Editor-Chefe da Mondru Editora. Também sou Designer Editorial de livros e Escritor. Nasci em 1994, e moro em Goiânia no Brasil.

    Ver todos os textos
  • José Domingos Coelho

    Seja bem-vindo ao meu espaço no Litera Mondru. Eu me tornei um autor Mondru com a publicação do meu livro de contos "Os nomes das substâncias do dia". Além desse livro, eu publiquei pela Amazon os e-books "Introito ao desapego" (Poesia) e "Dias de alcíones" (Conto) e tive algumas participações em antologias coletivas de poemas e contos. Sou funcionário público aposentado com residência em Belo Horizonte, casado, pai de três filhos e avô de três netas e um neto.

    Ver todos os textos
  • jurandir junior

    Jurandir Junior é escritor e psicanalista. Criador das solituras (2022-presente), um clube experimental do livro. É autor do VERVE (Mondru, 2024) e do ensaio "Que começa no que nunca começou porque sempre era?", publicado no livro "Lispectator: Celebrar Clarice Lispector" (7Letras, 2025). 2º lugar (poesia) no 39º Concurso Yoshio Takemoto (2025).

    Ver todos os textos
  • Lauro Guimarães

    Lauro Guimarães nasceu na Cidade do Aço e atualmente vive na Terra da Uva. Educador, poeta e músico, criou as bandas Derival, Licking The Curb e Respiro, dentre outros projetos, e lançou dois livros: Amo Poesia Odeio Sarau (2016) e ESPASMOS (2022).

    Ver todos os textos
  • Leonardo Mendes

    Leonardo Mendes nasceu em Manaus (AM), em 25 de junho de 2000, mas vive em Goiânia (GO) desde os dois anos de idade. É apaixonado por poesia, música e toda forma de arte voltada à expressão. Autor da obra poética "O Livro dos Dias", publicada pela editora Mondru em 2024, Leonardo é graduando em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Continua escrevendo de forma incessante e, atualmente, dedica-se também aos estudos voltados para a geografia literária.

    Ver todos os textos
  • Lincoln de Barros

    Lincoln de Barros, mineiro de Belo Horizonte, licenciado em Filosofia e mestre em Administração Pública, muitos anos de trabalho na área pública em informática e outro tanto como consultor em análise social em projetos para organismos internacionais de desenvolvimento econômico e social. Na juventude foi balconista de farmácia, motorista de táxi, gerente de locadora, ator e sindicalista, entre outras experiências. Atualmente é presidente da Fundação Grupo Esquel Brasil, voltada para novas alternativas de desenvolvimento sustentável. E escreve. A partir de 2024 publicou contos e poemas em coletâneas, tendo atualmente um livro de poemas, ilustrado por Carlos Wolney, em processo de contratação. Terras Submersas é seu primeiro romance, lançado em outubro de 2024 pela Mondru Editora.

    Ver todos os textos
  • Machado de Assis
  • manuelabarreto

    Graduada em Letras Vernáculas e Publicidade e Propaganda, mestra em Literatura e Diversidade Cultural, doutoranda no Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos, desenvolvendo, também, pesquisa no campo literário, a literatura sempre fez parte de minha vida, seja como leitora, pesquisadora ou poeta. Minha produção artística primeiramente foi publicada de forma coletiva no site Mapa da Palavra e no site Escritoras Negras da Bahia, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Participei da 8ª Edição do Caruru dos Sete Poetas e da 10ª Bienal do Livro da Bahia Publiquei meu primeiro livro de poesia autoral pela Mondru Editora em 2024. A minha produção literária é como o pensamento livre de um pássaro solitário que se perdeu do bando.

    Ver todos os textos
  • Maria Firmina dos Reis
  • Mateus Machado

    Mateus Ma'ch'adö é anti-poeta, escritor e ensaísta, formado em gestão ambiental pela Faculdade Prof. Luís Rosa (Jundiaí). Em 1997 foi cofundador e diretor de cultura da AEPTI (Associação dos Escritores, Poetas e Trovadores de Itatiba-SP). Participou em antologias e na revista literária Beatrizos (Argentina), vencedor de prêmios literários, entre eles, Ocho Venado (México), e um dos finalistas do Mapa Cultural Paulista (edição 2002). Entre 2017 e 2018, foi aluno de música clássica indiana com o citarista, escritor, tradutor e poeta Alberto Marsicano. Autor dos livros publicados Origami de metal (poemas, Editora Pontes, 2005), com prefácio do poeta Thiago de Mello; A mulher vestida de sol (poemas, Editora Íbis Líbris, 2007); A beleza de todas as coisas (poemas, Editora Íbis Líbris, 2013), com prefácio de Alberto Marsicano, onde finalizou sua primeira etapa como anti-poeta; As hienas de Rimbaud (romance, Editora Desconcertos, 2018); 17 de junho de 1904 — O Dia que não amanheceu (ensaio, Editora Caravana, 2022), sobre a obra do escritor irlandês James Joyce, e Nerval (poemas, Editora Caravana, 2022), um livro de transição. Em 2023, iniciando uma nova fase no seu trabalho, publicou o primeiro livro da trilogia Poiesis Religare, intitulado YHVH, pela UICLAP, através de autopublicação. Agora, em 2025, está publicando o novo livro de poemas O Evangelho segundo as HQs, pela Editora Mondru, iniciando a sua segunda trilogia poética. Atualmente está finalizando o livro Um bode para Adonai — outro para Azazel. É autor do canal de literatura Biblioteca D Babel no YouTube. Canal YouTube http://www.youtube.com/@bibliotecaDBabel E-mail mateusmachadoescritor@gmail.com Instagram @poiesis_religare

    Ver todos os textos
  • Murilo Velludo Ferreira
  • Pedro Ricardo Morais

    Poeta e pesquisador em Filosofia. Autor de floresce tuas flores, publicado pela Mondru. Me interesso pela Esquizoanálise, Estudos de Gênero e Subjetividade com foco na crítica do Neoliberalismo. Poeticamente, transito entre temas como esperança, luto, a beleza do cotidiano e afetos LGBT.

    Ver todos os textos
  • Sarah Munck

    Sarah Munck é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. É doutora em Letras pela UFJF, com área de concentração em Teorias da Literatura e Representações Culturais, e mestra em Estudos Literários. Leciona no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, onde atua no Núcleo de Línguas. É presidenta do NEGEDS (Núcleo de Estudos em Gênero, Diversidade e Sexualidade) do Campus Santos Dumont. Desenvolve projetos de pesquisa e leitura voltados à literatura contemporânea, especialmente a latino-americana. Coordena o Clube do Livro Expresso Literário, projeto extensionista realizado na mesma unidade, que promove rodas de leitura, entrevistas, saraus, debates e produções criativas, fortalecendo a cultura leitora junto à comunidade. Publicou seu primeiro livro digital de forma independente em 2022, Digressões em meia volta. Em 2023, lançou O diagnóstico do espelho (editora Mondru), seu primeiro livro impresso. Seu próximo título, Esquecemos os nomes dos pássaros, será publicado com apoio do edital Murilão, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA), dedicada ao fomento das artes em Juiz de Fora.

    Ver todos os textos
  • Tamara Chagas

    Historiadora da arte, poeta e artista capixaba. Doutora em História e mestra em Artes. Autora dos livros "De volta ao infinito ritornelo" (Mondru, 2025) e "Ariadne na Ilha de Naxos" (Versiprosa, 2023).

    Ver todos os textos
  • Thiago Douto

    Thiago Douto é poeta e tradutor, nasceu e vive em São Paulo. Escritor desde os seis anos, publicou seu primeiro trabalho ' Nem tudo é poesia' pela editora Taup em 2024, participou da coletânea ' Águas de Março ' pela editora Fomento Literário e recentemente lançou 'Ainda que fé ' pela editora Mondru.

    Ver todos os textos

    Login

    plugins premium WordPress